1 de janeiro de 2012

Corre pela Vida, ou a Vida corre contigo!

Aqui está a primeira mensagem neste blog. Feliz Ano Novo!

Ao longo deste blog tenciono não só partilhar as minhas aventuras nas competições de triatlo, mas também partilhar informação interessante sobre temas como planos de treino, nutrição, equipamento, preparação para as provas e muito mais...

Nesta primeira mensagem gostaria de aflorar um pouco uma questão que certamente todos os corredores, nadadores, ciclistas ou quaisquer outros atletas amadores de fundo já se colocaram. -"Porque é que eu faço isto?". E, pior, porquê querer fazer três modalidades seguidas? A questão talvez seja demasiado profunda para o dia 1 de Janeiro, mas penso que é intrínseco à natureza humana. Depois de descoberto o prazer de praticar exercício físico (e isso pode doer e demorar algum tempo até se atingir esse patamar), acaba por ser natural procurar sempre mais, tentando superar metas antes consideradas inatingíveis, simplesmente porque o desafio está mesmo ali à espreita. João Garcia, famoso alpinista português e também triatleta, quando questionado sobre a razão pela qual queria escalar o Evereste, fez referência a George Mallory, um grande Senhor do alpinismo, que respondeu à mesma questão tão simplesmente -"Porque ele está lá!".

No meu caso, tudo começou com o objectivo de perder alguns quilos, em meados de 2004. Após alguns passeios numa bicicleta da categoria "supermercado", provei a mim mesmo que essa vontade talvez não fosse passageira e merecia algo melhor. Comprei uma bicicleta de estrada. Rapidamente os treinos tornaram-se quase diários e cada vez mais longos. À mesma velocidade, aqueles quilos a mais ficaram no asfalto e, esquecendo-me de qual teria sido a minha motivação para começar, dei por mim cada vez mais focado em fazer melhor, mais rápido, mais longe...
A corrida surgiu ocasionalmente em 2005, através do convite de amigos em participar numa corrida popular no Porto de 10km. Ah, o convite surgiu uma semana antes da prova, pelo que não fiz qualquer tipo de preparação. Na verdade, nunca teria corrido mais de 2 ou 3 km sem parar... Com bastante sofrimento lá cheguei ao fim com um tempo decente de 52 minutos. Nascia aqui o bichinho da corrida. Lá estava eu novamente a pensar quando seria a oportunidade seguinte para tentar fazer melhor. A corrida foi ganhando dimensão na minha vida pela sua simplicidade e eficácia na manutenção da forma física. Bastava chegar a casa, calçar as sapatilhas e começar a correr, estivesse calor, frio ou chuva, sem grande preparação ou logística associada.

Fui assim definindo sucessivamente novos objectivos desportivos e tornei-me num habitué das corridas da cidade do Porto nos anos seguintes. Até que descobri o Duatlo, prova constituída por um segmento inicial de corrida, seguido de um segmento de ciclismo e terminando com um novo segmento de corrida. Apontei as baterias para o Duatlo de Matosinhos, prova do campeonato nacional individual de duatlo (10km+40km+5km), segui um plano de treino de 12 semanas e, a 17 de Abril de 2010, lá estava eu a cumprir mais um objectivo, terminando a prova em menos de 3 horas... Senti que era a prova mais dura que tinha feito até ao momento e, por sinal, era mesmo dura, pois durante os últimos km de corrida suou-me aos ouvidos -"isto é mais duro do que um triatlo". Ai é? Então quero saber! Devo agradecer a esse atleta anónimo ter proferido essas palavras em momento tão oportuno. Quando acabei a prova, a minha cabeça já estava no triatlo. Não sei bem a que distância de triatlo ele se estava a referir e, naturalmente, deveria ter um nível de natação bem superior ao meu, mas só ouvi a parte que me interessava.

Poucas semanas depois, lá estava eu determinado a preparar-me para o meu primeiro triatlo, mesmo tendo em conta que já não nadava há... não sei bem, mas seguramente bastante antes do início que esta mensagem de hoje relata. O objectivo viria a ser cumprido poucas semanas depois no Triatlo de V.N. Gaia, na distância sprint (750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida), prova integrada na Taça de Portugal. Nesse mesmo ano, viria ainda a concluir a minha primeira Maratona (42,195km a correr pelas ruas do Porto e Gaia).

Desde que pratico triatlo, sinto-me muito mais completo fisicamente, tendo o risco de lesões, muitas vezes originadas pela corrida, desaparecido quase por completo. Constitui também uma fonte de motivação para a aplicação de outras práticas de vida saudável, sobretudo com a alimentação.

Define objectivos realistas. Prepara-os cuidadosamente. Segue um plano de treino. Tu vais conseguir alcançá-lo!

Bons treinos para 2012!

"Corre pela vida, ou a vida corre contigo!"

Pedro Reis Triatlo Gaia 2010
O meu primeiro triatlo, V.N.Gaia 29/08/2010

Pedro Reis Maratona Porto 2010
A minha primeira Maratona, Porto 07/11/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário