5 de março de 2012

Duatlo de Ourém TP PORterra - Crónica

Realizou-se ontem, domingo 4 de Março, a 3ª etapa da Taça de Portugal PORterra, desta feita na cidade de Ourém. Prova disputada na distância Sprint, constituída por um primeiro segmento de corrida de 5km, num percurso misto de asfalto, relvado e pedra solta, seguido por um percurso de ciclismo em BTT de 18km num percurso maioritariamente em terra batida, com uma pequena parte em asfalto, mas com um desnível bastante acentuado (um constante "sobe e desce" marcado por uma subida "quase impossível"), terminando com um segmento de corrida de 2,4km.

A chuva apareceu sob a forma de um ligeiro aguaceiro durante os minutos que antecederam a partida e, embora ameaçasse, não voltou a aparecer mais. Dos 238 atletas inscritos, apenas 206 alinharam à partida. Um número cerca de 3 vezes inferior ao registado nas etapas anteriores (Jamor e Lezírias).

No sector masculino, a prova foi ganha por Hugo Ventura, do Clube dos Galitos, com o tempo de 1:03:33 e com apenas 11 segundos de vantagem sobre o 2º classificado, Custódio António, do Garmin Olímpico de Oeiras. A fechar o pódio, Tiago Teixeira, do Clube dos Galitos, a 17 segundos do 1º classificado. No sector feminino, nova vitória do Clube dos Galitos, por parte de Cristiana Valente, com o tempo de 1:15:38, com uma vantagem confortável sobre as 2ª e 3ª classificadas, a Cadete Erica Cardigo (CD Águias de Alpiarça) e a Júnior Rita Lopes (Amiciclo), respectivamente.

A minha prova
O duatlo de Ourém marca a minha estreia em competição no ano de 2012. Depois dos meses de Janeiro e Fevereiro algo atribulados devido a 3 gripes quase seguidas, inscrevi-me nesta prova com o objectivo de fazer um treino rápido e readaptar-me ao ambiente de competição, testando a minha condição física actual. Falo em competição mas tenho plena consciência que a minha condição física não permite pensar em tal... Na verdade, apenas uso estas provas como forma de estímulo para dar o meu melhor e evoluir, tentando tirar o máximo de prazer em praticar desporto. Naturalmente que, estabelecendo referências com os outros atletas, ajuda-me a perceber a minha evolução, mas também onde posso e devo melhorar.

O primeiro segmento de corrida correu-me bem, tendo concluído os 5km com o tempo de 18:24, o que dá um ritmo médio de  3:41/km. Parece-me bom demais para o que eu estava à espera e chego mesmo a duvidar da realidade dos 5km... A ser verdade, isto deve constituir o meu recorde pessoal!

Entrada no parque de transição... E ainda vi um mar de bicicletas, o que levaria a confirmar que estaria a fazer uma boa prova. Como de costume, tinha tentado decorar o sítio onde tinha a bicicleta e lá corri em direcção a ela, mas à medida que me aproximava... Algo estava errado. As letras "Cannondale" pareciam-me vermelhas! Aí pensei - "Pronto, corri rápido demais e agora devo estar prestes a desmaiar...". Mas afinal  esta tinha mesmo letras vermelhas, mas não era a minha! Essa estava 2 ou 3 metros mais à frente e, para alívio meu, ainda tinha as letras pretas.

Já em cima da bicicleta, logo nos primeiros quilómetros surgia uma subida em terra com sulcos quase impossível de transpor. Pelo menos para mim assim foi... Só mesmo com a bicicleta pela mão e mesmo assim com dificuldade. Ao longo de todo o restante percurso de BTT, quer fosse a subir, a descer ou em plano, havia sempre alguém a passar por mim. Não sei se é falta de técnica, preparação física ou mesmo falta de jeito... Bem, pensando melhor, a última vez que fiz BTT foi há... 1 ano no duatlo de Famalicão. Talvez isso explique em parte o meu fraco rendimento neste segmento. Depois de estar na posição 102, caí para a posição 154 após os 18km de BTT, que concluí com o tempo de 1:00:40.

Finalmente, concluí os 2,4km do 2º segmento de corrida com tempo de 9:10, o que daria um ritmo médio de 3:49/km. Um pouco mais lento do que o primeiro segmento (as pernas já estavam mais "pesadas"), mas ainda assim bastante rápido. Talvez a organização não se tenha enganado duas vezes nas distâncias e estou a correr melhor do que pensava...

Cortei a meta com o tempo de 1:28:15, na 152ª posição da geral, numa prova que contou à partida com 206 atletas e terminaram 198.

Diverti-me, dei o meu melhor e não me lesionei!

Até breve!

Resumo







Sem comentários:

Enviar um comentário