27 de fevereiro de 2012

Posição Aerodinâmica no Triatlo - O Selim

Pedro Gomes, fonte: federacao-triatlo.pt
A posição aerodinâmica com os braços apoiados nos avanços de guiador, ou "aerobar", obriga a uma posição diferente no selim.

Por um lado, estando o tronco numa posição mais próxima da horizontal, obriga a uma rotação da zona pélvica. Por outro lado, estando os braços e antebraços em ângulo recto entre si, obriga também a um posicionamento mais à frente no selim. Quer isto dizer que os pontos habituais de contacto entre o corpo e o selim são diferentes, pelo que para um maior conforto e, eventualmente melhor performance, existem selins especificamente desenhados para esta posição.

O meu novo selim Fi'zi:k Arione Tri2
Após ter experimentado durante toda a época de 2011 a dureza da zona frontal do meu selim Selle Italia SLR Gel Flow (o que me levava muitas vezes a recuar no selim, assumindo uma posição incorrecta), embora na posição convencional seja bastante eficaz, para a época 2012 decidi experimentar um selim específico de triatlo e acabei por optar pelo Fi'zi:k Arione Tri2.

Para já, após os primeiros 200km, fiquei convencido quanto à melhoria de conforto quando na posição aerodinâmica. Porém, como não há milagres, quando na posição convencional o conforto sai um pouco sacrificado, mas mesmo assim parece-me aceitável. Estou a assumir que o meu corpo se vai a adaptar à nova forma deste selim, pois, na verdade, tenho ficado com algumas dores... Algo que já não acontecia há milhares de quilómetros! Lá está, os pontos de contacto mudaram... Mas, o nosso corpo tem esta capacidade fantástica de adaptação à mudança.

Em resumo, depois de colocados os avanços de guiador, parece-me uma opção acertada colocar um selim de triatlo, como forma de upgrade a uma bicicleta de estrada convencional para as especificidades desta modalidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário