6 de março de 2013

III Duatlo de Famalicão - Crónica

Realizou-se no passado domingo, 3 de Março, a 3ª edição do duatlo de Famalicão. Prova disputada na distância sprint, sendo o segmento de ciclismo na modalidade de BTT, a contar para o Circuito Regional Norte. Uma organização conjunta da associação Amigos do Pedal e a Federação de Triatlo de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. Palavras do presidente da federação, este terá sido o maior duatlo realizado em Portugal!


Penso que o terá dito com base no número de inscritos para esta prova, cerca de 800, mas a organização esteve à altura para acolher um tão elevado número de atletas, oferecendo um evento com grande qualidade a todos os níveis. Os percursos, quer de corrida, quer de BTT, que se realizaram em locais de excelência, foram muito bem delineados e, claramente, tiveram em conta o elevado número de atletas à partida, forçando o alongamento do pelotão antes das zonas mais estreitas ou "single tracks". Tinha estado nas duas primeiras edições da prova e este ano assisti a um salto muito significativo na qualidade da prova, não só pelo novo local onde se realizou, o Parque da Devesa, mas também pelo profissionalismo de toda a organização.

Estava com algum receio, pois a queda e consequente desistência do ano passado ainda estava bem presente. O facto de praticamente não fazer BTT não me dava grande confiança. Na verdade, a minha preparação para esta prova cingiu-se a um treino de BTT na Serra de Valongo uma semana antes, o que serviu para me relembrar o quão débil é a minha preparação no BTT... Mas, agora com o estímulo constante da equipa da Assoc. Académica de S. Mamede, a vontade era grande de voltar às provas e iniciar a época de 2013.


Dada a partida, comecei literalmente a "fugir" o mais que pude para me afastar dos BTT'istas, que estavam em grande, muito grande maioria, e retardar o mais possível a mais que esperada ultrapassagem massiva pela esquerda e pela direita no segmento de BTT.



Cheguei ao PT com o tempo de 18'38'', longe do meu melhor, mas ainda assim permitiu-me iniciar o ciclismo com tranquilidade longe da confusão. Depois o BTT foi o esperado... Fui sempre com cuidado, especialmente na 1ª volta, e perdendo posições a cada minuto que passava... No entanto, nunca cheguei a estar envolvido em grande aglomerado de atletas, como imagino que se tenha passado mais lá para trás. Na 2ª volta acabei por desfrutar um pouco mais do percurso, já com um pouco mais de confiança. Percurso esse que, apesar da minha inexperiência, devo dizer que era bastante acessível.


Chegada ao PT sem quedas. Objectivo cumprido. Agora era correr novamente até à meta, desta vez a recuperar novamente posições, mas não tantas quantas as que perdi no BTT, pois 2.5km passam muito rápido. Terminei com o tempo de 1:20:01, na 57ª posição da geral.


Melhor ainda foi o 3º lugar por equipas da AASM!



Por altura da subida ao pódio, já me tinha feito à estrada para outros compromissos na agenda de domingo... Está inaugurada a época 2013. É disto que eu gosto. Venha a próxima prova!

4 comentários:

  1. Parabéns Pedro pela prova...ficar em 57º entre 800 atletas, e olhando a que não treinas BTT, assim de repente como leigo parece-me bastante bom. O que quer dizer distância Sprint?
    Aquele abraço e bons treinos

    ResponderEliminar
  2. Olá Carlos, obrigado!
    A distância sprint no duatlo, tipicamente, significa 5km de corrida, seguida de 20km de ciclismo e terminando com 2.5km de corrida. Na realidade, o regulamento da federação de triatlo especifica para esta distância <10km, <40km e <5km, respectivamente. No caso do duatlo de Famalicão, as distâncias foram 5km, 22km e 2.5km. Podes encontrar mais informações sobre o duatlo, incluindo as diferentes distâncias, aqui: http://pedroreistriatlo.blogspot.pt/2012/01/da-corrida-para-o-duatlo.html
    Talvez te sintas tentado em experimentar... ;-)
    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me parece...pelo menos por enquanto...antes de mais nem tenho bicicleta (o que até seria mais ou menos fácil de resolver), mas o tempo para treinar já é escasso para a corrida, quanto mais para treinar ciclismo...tinha as malas à porta em dois tempos:D Para já ainda ando cheio de pica nas corridas....adorei uma experiência de trail que fiz e quero experimentar distâncias mais longas. Há que fazer escolhas....mas que é interessante é!
      Aquele abraço

      Eliminar
  3. Há-que treinar o BTT ;)

    Gostei do relato!

    Hasta

    ResponderEliminar