4 de janeiro de 2013

Balanço 2012

Deixo aqui um sumário dos meus treinos ao longo de 2012. Os valores não terão muito interesse para quem por aqui passar. Faço-o para consumo próprio. É mais uma forma de auto-motivação. Uma forma de perceber o percurso que fiz, como fiz, como me senti e de que forma isso se relaciona com os resultados obtidos. Fazer o registo sistemático dos treinos é mais uma componente importante do treino. Publico-os como uma forma de incentivo, a quem não o faz, de também fazê-lo. Vale a pena.

Total de 2012 em distância [km] por modalidade
E como distância percorrida numa modalidade não significa tempo dedicado a essa mesma modalidade, apresento os gráficos seguintes.
Total de 2012 em tempo [h:m:s] por modalidade
Total de 2012 em tempo relativo [%] de cada modalidade
A corrida continua a ser  modalidade onde me sinto melhor e onde tenho obtido melhores resultados, em termos relativos, nas competições em que participo, o que não será alheio ao facto de 45% do meu treino ser dedicado a esta modalidade, como consequência da leve logística associada. Basta umas sapatilhas e em qualquer lugar se pode correr!

O ano de 2012, apesar da aparente menor disponibilidade para treinar devido ao aumento do "agregado familiar", entre outras condicionantes, revelou-se um ano de aumento muito significativo no meu volume de treino em todas as modalidades em relação a 2011, fruto de alguns treinos às 5h00 e às 22h00... A natação teve o aumento mais significativo, fruto da minha preparação no 1º semestre para o meu primeiro triatlo longo e da minha integração na equipa da AASM Triatlo no 2º semestre. Curioso notar que na corrida, apesar do aumento de 24% na distância percorrida, o aumento em termos de tempo foi de 14%... Sendo mais um indicador que estou a correr mais rápido!
Variação do volume de treino de 2012 em relação a 2011
E como aqui já escrevi, "diz-me como treinas, dir-te-ei como competes", no ano de 2012 acabei por bater todas as minhas melhores marcas nas diferentes distâncias de corrida (10k, meia-maratona e maratona) assim como no triatlo (super-sprint, sprint, olímpico, tendo feito a minha primeira e única distância longa).

Melhores marcas batidas em 2012

5 comentários:

  1. Há uma considerável melhoria do teu nível de corrida, cuja evolução é progressiva. Consideraria que seria aconselhável que o tempo dedicado ao ciclismo não fosse inferior ao tempo dedicado à corrida. Também não será estranho o pormenor de teres investido numa maratona, e depois numa meia-maratona, o que veio alterar aquela relação de equilíbrio. Para triatlo, penso que terás alterar essa relação e investir na corrida mais ao nível da qualidade do treino.

    Foi uma época fantástica, especialmente para quem foi pai. Grande abraço, companheiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João, obrigado pelos teus, como sempre, sábios comentários. Vou tentar segui-los esta temporada.
      Até breve. Grande abraço.

      Eliminar
  2. Olá Pedro, muitos parabéns pelo que conseguiste em 2012 - é impressionante e só prova que quando uma pessoa tem força de vontade consegue arranjar tempo e forma de treinar. Neste momento não anoa a levantar-me de madrugada para treinar, mas se não houvesse outra forma iria ser essa a solução de certeza pois já o fiz noutras alturas. Espero que consigas continuar a evoluir em 2013.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos,
      Obrigado por acompanhares o meu blog e deixares aqui os teus comentários sempre motivadores.
      Até breve... Algures por aí numa prova.

      Eliminar
  3. São este tipo de resultados e de persistência que nos motivam e a tentar fazer o mesmo!
    Bom 2013!

    ResponderEliminar