16 de janeiro de 2013

Uns dizem que está muito frio... Outros dizem que é muito cedo... Outros... Que está escuro... Que está a chover... Perigoso... Sinistro...
Hoje acordei às 5h30... Para ir correr! É o regresso aos treinos madrugadores. Objectivo 1º: treinar fora do horário nobre familiar. Objectivo 2º: preparar-me para encarar com confiança a sequência de triatlos de longa distância que se avizinham a partir de Maio (Lisboa, Aveiro e Caminha). Ao sair da cama, perguntou-me - "Aonde vais?" - ao que respondi "vou correr". Um olhar de espanto, por baixo de uma cortina de sono, uma reviravolta de 180 graus... Estava dado o parecer.

O sentimento de cedo-frio-chuva-escuro assola-me a mente... Hesito... Lavo a cara... Hesito... Visto as calças de lycra, a t-shirt, o impermeável, o colete reflector... Calço as sapatilhas... Consegui! Estou a correr!

Depois de muita água escorrida pelo corpo, uma hora e dezassete minutos e perto de 17km percorridos no sobe-e-desce da cidade da Maia e arredores, estava concluído o treino. A noite permanecia insensível à minha passagem. Continuava escuro, a chover, frio e... Ainda era cedo...

No final do treino a sensação é óptima e apenas me pergunto, mesmo antes de "iniciar"  a rotina do dia, do que é que eu tinha medo...

4 de janeiro de 2013

Balanço 2012

Deixo aqui um sumário dos meus treinos ao longo de 2012. Os valores não terão muito interesse para quem por aqui passar. Faço-o para consumo próprio. É mais uma forma de auto-motivação. Uma forma de perceber o percurso que fiz, como fiz, como me senti e de que forma isso se relaciona com os resultados obtidos. Fazer o registo sistemático dos treinos é mais uma componente importante do treino. Publico-os como uma forma de incentivo, a quem não o faz, de também fazê-lo. Vale a pena.

Total de 2012 em distância [km] por modalidade
E como distância percorrida numa modalidade não significa tempo dedicado a essa mesma modalidade, apresento os gráficos seguintes.
Total de 2012 em tempo [h:m:s] por modalidade
Total de 2012 em tempo relativo [%] de cada modalidade
A corrida continua a ser  modalidade onde me sinto melhor e onde tenho obtido melhores resultados, em termos relativos, nas competições em que participo, o que não será alheio ao facto de 45% do meu treino ser dedicado a esta modalidade, como consequência da leve logística associada. Basta umas sapatilhas e em qualquer lugar se pode correr!

O ano de 2012, apesar da aparente menor disponibilidade para treinar devido ao aumento do "agregado familiar", entre outras condicionantes, revelou-se um ano de aumento muito significativo no meu volume de treino em todas as modalidades em relação a 2011, fruto de alguns treinos às 5h00 e às 22h00... A natação teve o aumento mais significativo, fruto da minha preparação no 1º semestre para o meu primeiro triatlo longo e da minha integração na equipa da AASM Triatlo no 2º semestre. Curioso notar que na corrida, apesar do aumento de 24% na distância percorrida, o aumento em termos de tempo foi de 14%... Sendo mais um indicador que estou a correr mais rápido!
Variação do volume de treino de 2012 em relação a 2011
E como aqui já escrevi, "diz-me como treinas, dir-te-ei como competes", no ano de 2012 acabei por bater todas as minhas melhores marcas nas diferentes distâncias de corrida (10k, meia-maratona e maratona) assim como no triatlo (super-sprint, sprint, olímpico, tendo feito a minha primeira e única distância longa).

Melhores marcas batidas em 2012

3 de janeiro de 2013

Check Out 2012 | Check In 2013

S. Silvestre de Vila do Conde
Para terminar o ano de 2012... a correr! Desta feita, foi no dia 30 de Dezembro pelas 21h00, em Vila do Conde, na reeditada S. Silvestre da localidade que, espero, seja para continuar, pois Vila do Conde é mais um dos locais privilegiados para a prática desportiva a norte do país.

Estive muito bem acompanhado pelos meus companheiros da AASM Triatlo e não só, como a foto o documenta, em mais um momento de salutar convívio, apesar do empenho individual, claro está, como sempre, em dar o seu melhor na prova.


Quanto à minha prestação, estive uma vez mais muito próximo da minha melhor marca nos 10k, mas talvez o treino matinal de natação seguido de uma corrida de 9k não me tenha permitido fazer melhor à noite. Ainda assim, terminei com o tempo de 38'08" e numa surpreendente 18ª posição da geral, num total de cerca de 450 participantes.

Bom dia 2013!

E para começar o ano, nada melhor que uma corridinha matinal para equilibrar a elevada ingestão calórica que a quadra assim o impõe.



Feliz Ano Novo! 

23 de novembro de 2012

1ª Corrida Popular de Matosinhos - 10k


Foi já no passado domingo, 18 de Novembro, que se realizou a 1ª Corrida Popular de Matosinhos. Uma organização da Junta de Freguesia de Matosinhos, com o apoio técnico do atletas.net. O nome da prova, desde logo deixava antever uma organização essencialmente voltada para as pessoas que encaram a corrida como uma forma de lazer, sem grande espírito competitivo. Ainda assim, a prova era cronometrada, com classificação geral e com prémios para os primeiros classificados. Posto isto, os habituais atletas dos mais variados clubes do norte, naturalmente, marcaram a sua presença.

Apesar de toda a boa vontade por parte da organização em levar a bom termo esta prova, acabou por ter falhas graves, tendo em conta que, afinal de contas, se tratava de uma prova com fins competitivos. O trânsito, que se esperava que estivesse cortado ao longo de todo o percurso da prova, afinal em alguns pontos estava apenas condicionado. Os agentes de autoridade foram tentando gerir a passagem dos corredores e dos automóveis, mas o risco foi elevadíssimo...

Depois foi a caricata lista de classificação publicada no domingo à noite! Havia atletas em que apenas tinham registo da primeira volta, aparecendo com tempos de record do mundo. Outros que reclamavam não aparecer na classificação, como foi o meu caso. Houve até quem se queixasse do seu dorsal ter sido levantado por terceiros... Enfim, nova lista lista publicada na 2ª-feira, no meu caso com o problema resolvido, mas muitas vozes ainda se levantaram quanto a erros na listagem, tendo a organização, aparentemente, sido incapaz de os resolver... 

PB 10k - 38'03''
Apesar destas falhas na organização, eu estive no meu melhor nível.... De sempre! Terminei os 10k com o tempo líquido de 38'03'', na 47ª posição da classificação geral, num total de cerca de 1200 corredores. Há algum tempo que sentia que seria capaz de conseguir baixar dos 40', mas ainda não tinha chegado a oportunidade. Mesmo sem treino específico, estava agora determinado em tentar consegui-lo nesta prova de Matosinhos ou nas que se avizinham, Volta a Paranhos e S. Silvestre. Afinal, foi logo à primeira tentativa e com boas sensações ao longo de toda a corrida, tentando gerir o esforço para não passar para o lado de lá (quem corre, sabe que lado é esse).


Fica então agendada a próxima prova para a 55ª Volta a Paranhos no próximo dia 8 de Dezembro.

Até breve!

1 de novembro de 2012

9ª Maratona do Porto

Manhã fria esta que se fez sentir no domingo, 28 de Outubro, na cidade do Porto. Esperei até ao último instante para tirar a roupa e ficar só com o traje de corrida. Coloquei a roupa no saco fornecido pela organização, entreguei-o na carrinha de recolha e corri até à linha de partida em jeito de aquecimento. Não que estivesse muito preocupado com o aquecimento para a prova, mas sim porque tinha frio... Na rua Júlio Dinis já se sentiam rajadas de vento anunciando que o cenário na marginal, onde se desenrolaria a maior parte da prova, seria bem difícil.

Um minuto depois do tiro de partida, tal era a multidão à minha frente, começava então a correr cruzando a linha de partida sem esquecer de pressionar o botão start do meu relógio/cronómetro de 10 Euros, para uma esperada longa contagem. Quando parto para uma maratona, a sensação é que vou fazer uma viagem, uma aventura... Muitas coisas podem acontecer. Muitas sensações estariam para vir. Por esta altura, o objectivo era chegar ao fim, bem, sem sofrimento excessivo, sem percalços...

Ao km 15... 1h04m... A Maratona começa aqui.
Os primeiros 7 km passam-se muito rapidamente, pois o percurso é praticamente sempre a descer, com excepção dos primeiros cerca de 500 metros iniciais a subir. Estava claramente a um ritmo impossível de manter numa maratona. Mas, porquê ter medo? Era a descer e deixei-me ir... Ao km 10, tinha já deixado para trás o balão das 3h15m e seguia a cerca de 5 minutos do balão das 3h00m.

Pouco depois, na rotunda do Castelo do Queijo, despedimo-nos dos corredores da Family Race de 15km que seguem para a meta pela Av. da Boavista. Aí a corrida fica mais silenciosa. Sinto que a aventura começa ali. É como se acabasse de passar o Cabo da Boa Esperança. Só alguns o ousam fazer. Mas este é fácil de ultrapassar, não obriga a uma trajectória especial. É só seguir as indicações. As dificuldades hão-de vir mais lá para a frente, sei disso, mas acredito que vou ser capaz.

Ao km 21... 1h32... "Mais 2 séries de
10k e já está!"
Por esta altura tento não pensar na distância que ainda tenho pela frente e mentalizo-me que, afinal, uma maratona são apenas 4 séries de 10k e mais 2k de passeio da fama. Eu sabia que era capaz de fazer 10k sem dificuldade. Agora era só repetir 4 vezes! A primeira série já estava concluída e a segunda desenrolava-se a bom ritmo. Apesar do vento forte contra, consegui manter um bom ritmo. Sentia-me bem e passei a meia-maratona com 1h32m e mais uns segundos no relógio. Estava em plena 3ª série e com a moral em alta. O percurso passava então pela ribeira do Porto com muito público a aplaudir.

O km 30 já não apareceu com a mesma facilidade do que o 10 e o 20... A partir daqui começo a ganhar respeito à Maratona. Afinal a 4ª série não vai ser fácil, penso para mim próprio. Mas, era a última! Apesar de tudo, tinha chegado até aqui a um ritmo que não estava à espera. O relógio marcava 2h13m e qualquer coisa, o que dava um ritmo médio de 4'30''/km.

Agora já não era capaz de manter o mesmo optimismo das "apenas" 4 séries. Começo a ficar confuso e ao passar o km 32, dou por mim a pensar que ainda faltam 10k... O ritmo já não é o mesmo. As pernas estão pesadas. Os músculos empedernidos. A passada cada vez mais curta.Tinha faltado ao respeito à Maratona e ela agora estava a cobrar-me. Percebi que ia ser difícil.

Ao km 40... Só mais um esforço!
Mas é ao km 35 que um muro de betão se coloca à minha frente. Estava a pagar muito caro o entusiasmo dos primeiros 2 terços da corrida. De um estado de ânimo forte e optimista passei rapidamente a um estado de espírito de incapacidade de acabar a prova. Agora, a única forma que tinha de o fazer, era empurrando o muro de betão com todas as minhas forças, com todos os meus músculos, com determinação e perseverança. Contei todos os metros que percorri lutando para me manter a correr.

Ao km 37, sou novamente alcançado pelo balão das 3h15m, onde seguia um pequeno pelotão liderado pela Manuela Machado. Tentei integrar-me neste grupo, que outrora me pareceu lento, mas já não dava. O meu ritmo agora era mais lento...

E a estrada foi passando pelos meus pés... Até que no último abastecimento antes da meta, ao km 40, parei para tentar recompor a energia. Mas depois de mais de 3 horas a correr, as pernas já não sabem estar paradas ou a caminhar. Correr é a única solução para por fim ao sofrimento. Já com a meta à vista e algumas dezenas de pessoas a apoiar, ganho nova determinação para chegar à meta. Não conseguia passar daquele ritmo que me parecia lento, mas mantive-me sempre a correr nos últimos 1500 metros a subir a Av. da Boavista, que pareciam nunca mais acabar.

42,195 km!
E, finalmente, a passadeira vermelha! O pórtico! E... stop! 3h18m03s.

Fica a sensação que posso fazer melhor numa próxima oportunidade. Talvez apenas com uma melhor gestão do esforço. Talvez com mais respeito pela Maratona. Talvez com menos vento. Talvez...

Durante aqueles últimos quilómetros, só queria acabar com aquilo o mais rapidamente possível e não voltar a pensar em corridas. Agora que escrevo estas linhas, já só penso quando será a próxima! Quero voltar a sentir!

Afinal, definir um objectivo, lutar e sofrer para o atingir e consegui-lo, é das melhores sensações que se pode ter na vida.

Até breve!