21 de março de 2012

Duatlo de Famalicão - DNF

Did Not Finish
Início da 2ª volta do segmento de BTT, num pequeno percurso de piso em paralelo molhado. Os pneus ainda traziam alguma lama agarrada. Tentativa de subir um passeio na diagonal e... dou por mim enfaixado no gradeamento de ferro, da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, que teimava em não me largar, fustigando-me o ombro, as costas e a anca, até, por fim, me atirar ao chão... Terão sido breves instantes, mas parecia uma eternidade o tempo em que cada barra do gradeamento foi entrando em contacto com o meu corpo. Terminava assim a minha participação no II Duatlo de Famalicão, no dia 18 de Março de 2012.

Pequena amostra do resultado da queda
Para trás, tinha ficado um primeiro segmento de corrida de 5km em 17'00'' e uma primeira volta de BTT de cerca de 11km a levar constantemente com os habituais do BTT, que tinham ficado para trás na corrida, mas agora passavam-me com toda a facilidade. Bem, nem sempre, houve um que ainda me tocou no braço numa descida e ainda estou para perceber como não caímos os dois...

Ainda na 1ª volta de BTT, por entre uma propriedade privada!


12 de março de 2012

Duatlo de Ourém - As minhas Figuras

As minhas figuras no dia 4 de Março de 2012...

1º Segmento de Corrida. 1ª volta.
1º Segmento de Corrida. 2ª volta.
Ciclismo BTT. Em direcção ao Parque de Transição.
2º Segmento de Corrida.

Meta
Fotos de abtfoto.com.

Mais fotos do evento nos seguintes links:

5 de março de 2012

Duatlo de Ourém TP PORterra - Crónica

Realizou-se ontem, domingo 4 de Março, a 3ª etapa da Taça de Portugal PORterra, desta feita na cidade de Ourém. Prova disputada na distância Sprint, constituída por um primeiro segmento de corrida de 5km, num percurso misto de asfalto, relvado e pedra solta, seguido por um percurso de ciclismo em BTT de 18km num percurso maioritariamente em terra batida, com uma pequena parte em asfalto, mas com um desnível bastante acentuado (um constante "sobe e desce" marcado por uma subida "quase impossível"), terminando com um segmento de corrida de 2,4km.

A chuva apareceu sob a forma de um ligeiro aguaceiro durante os minutos que antecederam a partida e, embora ameaçasse, não voltou a aparecer mais. Dos 238 atletas inscritos, apenas 206 alinharam à partida. Um número cerca de 3 vezes inferior ao registado nas etapas anteriores (Jamor e Lezírias).

No sector masculino, a prova foi ganha por Hugo Ventura, do Clube dos Galitos, com o tempo de 1:03:33 e com apenas 11 segundos de vantagem sobre o 2º classificado, Custódio António, do Garmin Olímpico de Oeiras. A fechar o pódio, Tiago Teixeira, do Clube dos Galitos, a 17 segundos do 1º classificado. No sector feminino, nova vitória do Clube dos Galitos, por parte de Cristiana Valente, com o tempo de 1:15:38, com uma vantagem confortável sobre as 2ª e 3ª classificadas, a Cadete Erica Cardigo (CD Águias de Alpiarça) e a Júnior Rita Lopes (Amiciclo), respectivamente.

A minha prova
O duatlo de Ourém marca a minha estreia em competição no ano de 2012. Depois dos meses de Janeiro e Fevereiro algo atribulados devido a 3 gripes quase seguidas, inscrevi-me nesta prova com o objectivo de fazer um treino rápido e readaptar-me ao ambiente de competição, testando a minha condição física actual. Falo em competição mas tenho plena consciência que a minha condição física não permite pensar em tal... Na verdade, apenas uso estas provas como forma de estímulo para dar o meu melhor e evoluir, tentando tirar o máximo de prazer em praticar desporto. Naturalmente que, estabelecendo referências com os outros atletas, ajuda-me a perceber a minha evolução, mas também onde posso e devo melhorar.

O primeiro segmento de corrida correu-me bem, tendo concluído os 5km com o tempo de 18:24, o que dá um ritmo médio de  3:41/km. Parece-me bom demais para o que eu estava à espera e chego mesmo a duvidar da realidade dos 5km... A ser verdade, isto deve constituir o meu recorde pessoal!

Entrada no parque de transição... E ainda vi um mar de bicicletas, o que levaria a confirmar que estaria a fazer uma boa prova. Como de costume, tinha tentado decorar o sítio onde tinha a bicicleta e lá corri em direcção a ela, mas à medida que me aproximava... Algo estava errado. As letras "Cannondale" pareciam-me vermelhas! Aí pensei - "Pronto, corri rápido demais e agora devo estar prestes a desmaiar...". Mas afinal  esta tinha mesmo letras vermelhas, mas não era a minha! Essa estava 2 ou 3 metros mais à frente e, para alívio meu, ainda tinha as letras pretas.

Já em cima da bicicleta, logo nos primeiros quilómetros surgia uma subida em terra com sulcos quase impossível de transpor. Pelo menos para mim assim foi... Só mesmo com a bicicleta pela mão e mesmo assim com dificuldade. Ao longo de todo o restante percurso de BTT, quer fosse a subir, a descer ou em plano, havia sempre alguém a passar por mim. Não sei se é falta de técnica, preparação física ou mesmo falta de jeito... Bem, pensando melhor, a última vez que fiz BTT foi há... 1 ano no duatlo de Famalicão. Talvez isso explique em parte o meu fraco rendimento neste segmento. Depois de estar na posição 102, caí para a posição 154 após os 18km de BTT, que concluí com o tempo de 1:00:40.

Finalmente, concluí os 2,4km do 2º segmento de corrida com tempo de 9:10, o que daria um ritmo médio de 3:49/km. Um pouco mais lento do que o primeiro segmento (as pernas já estavam mais "pesadas"), mas ainda assim bastante rápido. Talvez a organização não se tenha enganado duas vezes nas distâncias e estou a correr melhor do que pensava...

Cortei a meta com o tempo de 1:28:15, na 152ª posição da geral, numa prova que contou à partida com 206 atletas e terminaram 198.

Diverti-me, dei o meu melhor e não me lesionei!

Até breve!

Resumo







2 de março de 2012

Lisboa International Triathlon - Start List






Já está publicada a Start List provisória para o Triatlo Internacional de Lisboa:

http://www.lisboatriathlon.com/docs/triathlon-start-list-20120301-provisory.pdf

A Espanha para já domina a lista de inscritos.

No que me diz respeito, fui incluído no Age-Group 30-34, mas já faço 35 este ano... Erro da organização já assumido e será corrigido na próxima publicação.


Até lá, seguem-se ainda muitas sessões de treino... Faltam 62 dias!


27 de fevereiro de 2012

Posição Aerodinâmica no Triatlo - O Selim

Pedro Gomes, fonte: federacao-triatlo.pt
A posição aerodinâmica com os braços apoiados nos avanços de guiador, ou "aerobar", obriga a uma posição diferente no selim.

Por um lado, estando o tronco numa posição mais próxima da horizontal, obriga a uma rotação da zona pélvica. Por outro lado, estando os braços e antebraços em ângulo recto entre si, obriga também a um posicionamento mais à frente no selim. Quer isto dizer que os pontos habituais de contacto entre o corpo e o selim são diferentes, pelo que para um maior conforto e, eventualmente melhor performance, existem selins especificamente desenhados para esta posição.

O meu novo selim Fi'zi:k Arione Tri2
Após ter experimentado durante toda a época de 2011 a dureza da zona frontal do meu selim Selle Italia SLR Gel Flow (o que me levava muitas vezes a recuar no selim, assumindo uma posição incorrecta), embora na posição convencional seja bastante eficaz, para a época 2012 decidi experimentar um selim específico de triatlo e acabei por optar pelo Fi'zi:k Arione Tri2.

Para já, após os primeiros 200km, fiquei convencido quanto à melhoria de conforto quando na posição aerodinâmica. Porém, como não há milagres, quando na posição convencional o conforto sai um pouco sacrificado, mas mesmo assim parece-me aceitável. Estou a assumir que o meu corpo se vai a adaptar à nova forma deste selim, pois, na verdade, tenho ficado com algumas dores... Algo que já não acontecia há milhares de quilómetros! Lá está, os pontos de contacto mudaram... Mas, o nosso corpo tem esta capacidade fantástica de adaptação à mudança.

Em resumo, depois de colocados os avanços de guiador, parece-me uma opção acertada colocar um selim de triatlo, como forma de upgrade a uma bicicleta de estrada convencional para as especificidades desta modalidade.