4 de janeiro de 2014

Balanço 2013

Este terá sido um dos principais momentos do ano de 2013. O culminar de um fim-se-semana divertido em família. Um triatlo longo com as meninas a apoiar. Uma prova em que me senti sempre bem. Condições climatéricas perfeitas. Um recorde pessoal e, cereja no topo do bolo, cortar a meta com a Beatriz e a Inês! So, so good...


Quanto ao balanço desportivo de 2013, resume-se assim:




Isto representou um aumento significativo de volume de treino em relação a 2012 em todas as modalidades mas sobretudo na natação, com um aumento de 63% em distância percorrida.


A tendência em relação aos anos anteriores continua igualmente positiva.


Em 2014, quero mais...


17 de maio de 2013

Duatlo de Torres Vedras - Lições Reaprendidas


Já foi no dia 14 de Abril... A disponibilidade para escrever neste blogue não tem sido a de outros tempos. A motivação também nem sempre é a de outrora. Talvez porque precise de passar por uma experiência intensa que me leve a sentir esta vontade de a registar e partilhar com o mundo. E o que há para contar sobre mais um duatlo? Pouco... Ou talvez não. Por vezes lá surge uma memória da prova e penso – “tenho que partilhar isto”, mas depois vem a questão da disponibilidade... A derradeira motivação surge logo após, ou talvez até durante, o Triatlo Longo de Lisboa. Lá está a tal experiência mais intensa... Mas, sobre esta, escreverei posteriormente.

Quanto ao Duatlo de Torres Vedras, prova disputada na distância standard (10k de corrida, seguido de 40k de ciclismo e terminando com 5k de corrida) e que decidia os campeões nacionais de duatlo 2013, encareia como mais um treino de preparação para os triatlos longos. Acabei por retirar, ou talvez recordar, duas lições importantes.

O descanso na semana que antecede a prova é fundamental
Sabia disso, mas não sendo esta prova um objectivo para este ano, mantive o ritmo de treino de acordo com o plano para o Triatlo Longo de Lisboa. E isso fez-se sentir. Apesar de no primeiro segmento de corrida me ter sentido bem, fazendo uma gestão correcta do esforço e concluindo com um tempo dentro do esperado (39’05”, mais 1 minuto do que a minha melhor marca nos 10k), na segunda corrida, a sensação habitual após o ciclismo de não conseguir alongar os movimentos e que normalmente passa, desta vez não passou e senti-me assim até ao final, tendo feito um tempo bastante modesto de 23’16”.

Planear correctamente a nutrição para a prova
Tinha apenas um bidon de bebida isotónica na bicicleta. Logo após os primeiros km, senti necessidade de beber mais de metade e depois tive que gerir muito bem  até ao final. Mas, o calor começava a apertar e os sinais de desidratação não tardaram a aparecer, dores de cabeça e cãibras... Talvez isso tenha prejudicado a prestação na corrida, embora já me sentisse melhor neste aspecto nessa fase da prova.

Resultado final (214 atletas à partida)
92º geral              47º SEN                2h17’19”

Resultados parciais
Distância Tempo Ritmo
1ª Corrida 10km 00:39:05 3:59/km
Ciclismo 38km 01:13:44 30,81km/h
2ª Corrida 5km 00:23:16 4:39/km

28 de março de 2013

Triatlo de Alpiarça

Era apenas o primeiro triatlo da época, mas nos instantes iniciais mais parecia o meu primeiro triatlo... O fato isotérmico parecia não ajustar-se muito bem ao corpo, a água estava fria, muito fria... Tentativa de aquecimento na água e nem por isso me senti confortável mergulhado na albufeira dos Patudos. Cinco minutos para a partida e saída obrigatória da água. Não parei de tremer até ao sinal de partida. Já não sabia bem se era frio ou ansiedade em enfrentar os 750 metros que teria pela frente, no meio de quase 400 atletas à partida. A primeira bóia parecia muito distante! A distância que normalmente corresponde ao aquecimento num treino de piscina, parecia agora um grande desafio...

Decidi levantar-me às 5h00 da manhã, no domingo dia 24 de Março, para estar presente nesta prova, pois serviria como um bom treino de preparação para o triatlo longo de Lisboa que se aproxima e longe já ía o último treino e competição em águas abertas. Era importante voltar a confrontar-me com a habitual "porrada" na partida e nas zonas de contorno das bóias, treinar a navegação, enfim, o habitual numa prova de triatlo. A verdade é que durante a natação, dei por mim a pensar - "como é que eu vou conseguir nadar os 1900m do triatlo longo?". Várias vezes tive de parar parar me "reencontrar" na sequência de uma "pernada" ou uma "braçada" dos meus companheiros de prova que me íam atingindo...Saí da água com o modesto tempo de 16:00 (2'00''/100m de ritmo, a confirmar-se os 800m reais percorridos indicados por alguns GPS dos meus amigos da AASM). Não correu muito bem, mas agora que escrevo esta crónica, já estou ansioso pela próxima oportunidade para fazer melhor, com calma, ao meu ritmo...

Depois veio o segmento de ciclismo, onde me senti bastante bem e motivado por conseguir aguentar o ritmo do grupo onde acabei inserido. Contando com o tempo de transição para a corrida, percorri os 20km pelo circuito sinuoso de Alpiarça com muitas curvas apertadas e pontos de retorno em 38:59 (ritmo de 30,8km/h). E, finalmente, a corrida, que continua a ser o segmento onde me sinto melhor. Foi a ultrapassar do início ao fim. Senti alguma dificuldade a encontrar o meu ritmo após a transição, o que se deve a falta de treino de transição. Corri os 5km em 19:23 (ritmo de 3'52''), terminando com o tempo final de 1h14'24'' na 192ª posição da geral absoluta, sensivelmente a meio da classificação...

No final, a já habitual foto de família da equipa AASM, que se apresentou com 16 atletas, sendo de destacar o 1º lugar da Anette Kind no escalão V3 feminino e o 4º lugar do Emanuel Marques no escalão V2 masculino.

Sempre grandes momentos estes vividos em provas de triatlo...

6 de março de 2013

III Duatlo de Famalicão - Crónica

Realizou-se no passado domingo, 3 de Março, a 3ª edição do duatlo de Famalicão. Prova disputada na distância sprint, sendo o segmento de ciclismo na modalidade de BTT, a contar para o Circuito Regional Norte. Uma organização conjunta da associação Amigos do Pedal e a Federação de Triatlo de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. Palavras do presidente da federação, este terá sido o maior duatlo realizado em Portugal!


Penso que o terá dito com base no número de inscritos para esta prova, cerca de 800, mas a organização esteve à altura para acolher um tão elevado número de atletas, oferecendo um evento com grande qualidade a todos os níveis. Os percursos, quer de corrida, quer de BTT, que se realizaram em locais de excelência, foram muito bem delineados e, claramente, tiveram em conta o elevado número de atletas à partida, forçando o alongamento do pelotão antes das zonas mais estreitas ou "single tracks". Tinha estado nas duas primeiras edições da prova e este ano assisti a um salto muito significativo na qualidade da prova, não só pelo novo local onde se realizou, o Parque da Devesa, mas também pelo profissionalismo de toda a organização.

Estava com algum receio, pois a queda e consequente desistência do ano passado ainda estava bem presente. O facto de praticamente não fazer BTT não me dava grande confiança. Na verdade, a minha preparação para esta prova cingiu-se a um treino de BTT na Serra de Valongo uma semana antes, o que serviu para me relembrar o quão débil é a minha preparação no BTT... Mas, agora com o estímulo constante da equipa da Assoc. Académica de S. Mamede, a vontade era grande de voltar às provas e iniciar a época de 2013.


Dada a partida, comecei literalmente a "fugir" o mais que pude para me afastar dos BTT'istas, que estavam em grande, muito grande maioria, e retardar o mais possível a mais que esperada ultrapassagem massiva pela esquerda e pela direita no segmento de BTT.



Cheguei ao PT com o tempo de 18'38'', longe do meu melhor, mas ainda assim permitiu-me iniciar o ciclismo com tranquilidade longe da confusão. Depois o BTT foi o esperado... Fui sempre com cuidado, especialmente na 1ª volta, e perdendo posições a cada minuto que passava... No entanto, nunca cheguei a estar envolvido em grande aglomerado de atletas, como imagino que se tenha passado mais lá para trás. Na 2ª volta acabei por desfrutar um pouco mais do percurso, já com um pouco mais de confiança. Percurso esse que, apesar da minha inexperiência, devo dizer que era bastante acessível.


Chegada ao PT sem quedas. Objectivo cumprido. Agora era correr novamente até à meta, desta vez a recuperar novamente posições, mas não tantas quantas as que perdi no BTT, pois 2.5km passam muito rápido. Terminei com o tempo de 1:20:01, na 57ª posição da geral.


Melhor ainda foi o 3º lugar por equipas da AASM!



Por altura da subida ao pódio, já me tinha feito à estrada para outros compromissos na agenda de domingo... Está inaugurada a época 2013. É disto que eu gosto. Venha a próxima prova!